close
MPE reitera pedido contra outdoors que fazem propaganda para Bolsonaro
Notícias do TSE

MPE reitera pedido contra outdoors que fazem propaganda para Bolsonaro

Ministro Og Fernandes durante sessão plenária do TSE

Em janeiro, o ministro Luiz Fux, no exercício da Presidência, negou a liminar que pedia a retirada da propaganda.

O ministro Og Fernandes é o relator de uma representação do Ministério Público Eleitoral (MPE) que pede a retirada imediata de outdoors que exaltam o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) nos municípios baianos de Paulo Afonso, Glória e Santa Brígida.

Em janeiro, o ministro Luiz Fux, no exercício da Presidência, negou a liminar que pedia a retirada da propaganda. Na ocasião, ele entendeu que não era caso de urgência, uma vez que não havia pedido de votos nos outdoors. Na semana passada, o MPE reiterou o pedido.

De acordo com o vice procurador-geral Eleitoral, Humberto Jacques, as peças publicitárias destacam supostas qualidades de Bolsonaro como pré-candidato à Presidência da República e devem ser interpretadas como propaganda eleitoral antecipada. Ele sustenta que esse meio de propaganda é proibido durante a campanha e, por isso, também não deve ser permitido na pré-campanha.

De acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97), a propaganda só pode ser realizada a partir do dia 15 de agosto. Além disso, o artigo 39 desta lei proíbe expressamente o uso de outdoors independentemente do período, uma vez que a prática pode levar candidatos a praticarem abuso de poder econômico, o que desequilibra a disputa eleitoral.

Veja mais

Powered by WPeMatico


COMMENTS ARE OFF THIS POST