close
Ministro Admar Gonzaga elogia organização das eleições no Paraguai
Notícias do TSE

Ministro Admar Gonzaga elogia organização das eleições no Paraguai

Ministro do TSE Admar Gonzaga acompanha eleições no Paraguai - 23.04.2018

Ministro Admar Gonzaga elogia organização das eleições no Paraguai

Após acompanhar as eleições gerais no Paraguai neste domingo (22), o ministro do TSE Admar Gonzaga falou sobre as impressões positivas que teve de todo o processo. No pleito, o candidato governista Mario Abdo Benítez foi eleito presidente da República para cumprir um mandato de cinco anos.

Um dos pontos que o ministro destacou foi a preocupação e o esforço realizado pelo país vizinho de inserir os jovens no processo eleitoral, o que refletiu na presença desses eleitores no dia da votação com uma alta adesão. Apesar de o voto não ser obrigatório naquele país, houve mais de 60% de participação dos eleitores em geral.

Além disso, o Tribunal de Justiça Eleitoral, que organiza as eleições, faz uma espécie de voto simulado para as crianças entenderem como ocorre o processo democrático de votação. “As crianças recebem o material para preparar a votação e outras atuam como eleitores. Achei muito interessante e dá gosto de ver o entusiasmo das crianças preparando tudo”, disse o ministro, destacando a preocupação do país em fazer “um movimento cívico desde a tenra idade”.

Outro ponto que o ministro destacou como experiência positiva foi a atenção dada aos chamados “desabilitados”. São pessoas com diversos graus de deficiência, em cadeiras de rodas, com atrofias severas ou restrição pulmonar, por exemplo, que não têm condições de se deslocar até o local de votação. Para que elas possam exercer o direito ao voto, a Justiça Eleitoral vai até a casa dele.

Veja mais

Powered by WPeMatico


COMMENTS ARE OFF THIS POST