Registro Candidatura

Parceria do tribunal com a Sociedade Brasileira de Computação visa aprimorar o sistema eleitoral

Com a proximidade das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá contar com o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) na fase de verificação dos códigos-fonte da urna eletrônica.

A etapa de verificação dos códigos foi aberta no dia 6 de abril, 180 dias antes da eleição, para que representações da sociedade possam conhecer de perto os programas utilizados na urna. O acesso aos programas estará disponível ao longo de todo o processo eleitoral, desde a fase da eleição até a apuração e totalização dos votos.

Representantes de partidos políticos, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Supremo Tribunal Federal (STF), do Congresso Nacional, da Controladoria-Geral da União (CGU), da Polícia Federal, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Crea) e de departamentos de Tecnologia da Informação de universidades podem participar da inspeção.

No início desta semana, o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, recebeu o presidente da SBC, Lisandro Granville, para discutir de que modo os pesquisadores da entidade poderão contribuir com a fase de verificação.

Veja mais

Powered by WPeMatico