Fachada do TSE

Confira o passo a passo do processo de registro desde o protocolo até o julgamento definitivo pela Justiça Eleitoral

O Sistema de Candidaturas (CANDex) recebeu, na noite desta quarta-feira (25), o primeiro pedido de registro de candidatura das Eleições Gerais 2018. O partido Rede Sustentabilidade no Acre protocolou uma solicitação no Tribunal Regional do estado para os seus candidatos aos cargos de governador e senador, e dos seus respectivos vice e suplentes.

Desde o dia 20 de julho, os candidatos escolhidos em convenção podem apresentar o pedido de registro à Justiça Eleitoral. O dia 5 de agosto é a data-limite para realização de reuniões partidárias para definir, além dos representantes que disputarão os cargos eletivos pelas siglas, as coligações que comporão a disputa. As regras para a escolha e o registro de candidatos para as eleições 2018 estão detalhadas na Resolução TSE nº 23.548/2017.

O primeiro passo do processo começa com o envio da ata da convenção e a lista dos presentes, que devem ser inseridos no sistema via internet ou entregues pessoalmente na Justiça Eleitoral até o dia seguinte da realização da convenção. Essas informações serão divulgadas na página de internet do TSE e passarão, então, a integrar os autos do registro de candidatura. Até o momento oito partidos já enviaram suas atas de convenção (PCB, PDT, PMN, PSC, PSL, PSOL, PSTU e AVANTE).

Após decidido quem serão seus candidatos no processo eleitoral, os partidos terão até o dia 15 de agosto para apresentar os pedidos de registro de candidatura por meio do sistema CANDex ou pessoalmente, no respectivo tribunal. O CANDex pode ser baixado no portal do TSE.

Veja mais

Powered by WPeMatico