TSE - fachada

A mostra, de curadoria da Secretaria de Gestão da Informação, tem como objetivo explicar como foram as eleições do Brasil da Colônia à República

A exposição “Eleições no Brasil: a Conquista da Transparência e da Legitimidade” será inaugurada nesta quinta-feira (9), às 10h30, no Museu do Voto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF). A mostra, de curadoria da Secretaria de Gestão da Informação do Tribunal (SGI/TSE), tem como objetivo explicar como foram realizadas as eleições no Brasil da Colônia até a República. A abertura contará com a presença do presidente da Corte Eleitoral, ministro Luiz Fux, bem como de ministros e servidores do órgão.  

A exposição conta com três nichos. O primeiro é sobre o “Voto D’Além Mar” (1532-1822) e mostra como ocorriam as eleições durante o período Colonial, quem eram os eleitores e como eram escolhidos. O segundo nicho, intitulado “O Voto nos Tempos do Imperador” (1822-1889), mostra, entre vários outros temas, como era o processo eleitoral durante o Império e quem podia votar e ser votado na época.

O terceiro e último nicho trata doPeríodo Republicano Brasileiro” (1889 até os dias atuais), marcado por distintos contextos políticos, sociais e econômicos. Nesses quase 130 anos, democracias alternaram-se com regimes ditatoriais, o que contribuiu para que o direito de votar e ser votado fosse garantido em alguns momentos e vetado em outros.

A exposição, de acordo com o analista judiciário Admilson Junior, que ajudou na organização da exposição, conta como eram realizadas as eleições em cada período, mostrando um pouco do contexto histórico de cada época: Colônia, Império e todas as fases da República. “Apresentamos também como alguns problemas surgiram, entre eles fraudes eleitorais de diversas maneiras, e como foram sendo superados, principalmente a partir da criação da Justiça Eleitoral”, explicou o servidor. 

Veja mais

Powered by WPeMatico