close
Peritos da Polícia Federal iniciam inspeção dos códigos-fonte da urna eletrônica
Notícias do TSE

Peritos da Polícia Federal iniciam inspeção dos códigos-fonte da urna eletrônica

Peritos do Departamento de Polícia Federal participam da inspeção dos códigos-fonte das urnas eletrônicas

Verificação vai durar uma semana e faz parte de processo que garante transparência ao sistema eletrônico de votação

Três peritos do Departamento de Polícia Federal estiveram na manhã desta segunda-feira (27) na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para participar da inspeção dos códigos-fonte das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições de 2018. A ação faz parte do processo de validação do Sistema Eletrônico de Votação e continua até está sexta-feira (31), na Sala de Lacração do TSE, localizada no subsolo do edifício-sede do Tribunal.

Para o assessor de Tecnologia da Informação do TSE Elmano Amâncio de Sá Alves, essa é uma etapa importante no preparo do sistema de voto eletrônico. “No que diz respeito à urna, o TSE trabalha com dois pilares: o da transparência e o da segurança. A visita da Polícia Federal é um dos eventos que dão sustentação à questão da transparência”, explicou.

Os peritos da Polícia Federal já haviam participado dos Testes Públicos de Segurança da urna eletrônica em 2017 e vão aproveitar a oportunidade para se inteirarem ainda mais sobre o sistema eletrônico de votação. Ao longo da semana eles verificarão se os códigos estão aptos para as funções para as quais foram desenvolvidos.

Segundo o perito da Polícia Federal Ivo de Carvalho Peixinho, essa etapa da validação é tão importante quanto complexo, porque compreende o domínio de sistemas vitais para o funcionamento da urna, como os que enviam os boletins de urna para o TSE e o que totaliza os votos.

Veja mais

Powered by WPeMatico


COMMENTS ARE OFF THIS POST