coletiva

Mais de 147 milhões de eleitores estão aptos a votar no primeiro turno das eleições de 2018

Em entrevista a jornalistas concedida no final da manhã deste domingo (7), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, informou que os mais de 147 milhões de eleitores aptos a votar no primeiro turno das eleições de 2018 estão comparecendo às urnas com tranquilidade. De acordo com a ministra, a votação ocorre em todo o país em clima de normalidade.

Rosa Weber fez menção especial aos visitantes de organismos internacionais que estão acompanhando as eleições no Brasil e destacou que o país tem dimensões continentais, que impactam na logística eleitoral brasileira. A ministra enalteceu o trabalho realizado pela Justiça Eleitoral em todos os municípios do território nacional e listou os números expressivos das eleições.

Respondendo às perguntas dos jornalistas, a presidente do TSE reafirmou o empenho do tribunal no combate às fake news. Rosa Weber lembrou que todos estão aprendendo a lidar com as notícias falsas e que a atuação da Corte Eleitoral para enfrentar o problema é verificável em diversas iniciativas tomadas pelo TSE desde as gestões dos ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux.

“O TSE está entendendo esse problema que não é exclusividade do Brasil”, disse. “Nossos ministros auxiliares de propaganda estão desempenhando uma tarefa profícua no exame dos processos que chegam a esse tribunal. O Judiciário está se debruçando sob o tema para os devidos encaminhamentos e penalizações legais”, disse Rosa Weber.

Provocada a responder sobre supostos casos de fraude que estão circulando nas redes sociais, a ministra disse que todas as suspeitas que chegarem ao TSE serão analisadas com rigor, mas que é importante lembrar que nem tudo que os olhos veem e os ouvidos escutam corresponde à verdade.

Veja mais

Powered by WPeMatico