Representantes de partidos em visita ao TSE

Reunião no Tribunal contou com a presença de representantes de duas legendas e três entidades

Na manhã deste sábado (27), véspera do segundo turno das Eleições 2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promoveu uma reunião para explicar como ocorrerá a apuração do resultado das eleições neste domingo (28). Todos os 35 partidos políticos registrados na Corte e oito instituições foram convidados para o evento. A eles será franqueado, neste domingo (28), acesso às dependências do Tribunal para acompanhar a totalização e divulgação dos resultados das eleições. Dentre os convidados, representantes de duas agremiações compareceram: Partido Social Liberal (PSL) e Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Também vieram ao encontro integrantes da  Sociedade Brasileira de Computação (SBC), do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Os representantes dessas cinco instituições foram recebidos pelo secretário-geral da Presidência do TSE, Estêvão Waterloo, pelo diretor-geral, Rodrigo Fleury, e pelo secretário de Tecnologia da Informação (STI), Giuseppe Janino. Após a reunião na Diretoria-Geral, os convidados fizeram um tour pelo prédio da STI para conhecer de perto os locais ocupados e o trabalho realizado pelos servidores do setor de tecnologia durante toda a fase de apuração e totalização dos votos.

Entre os locais que os convidados tiveram acesso está o chamado NOC (Network Operation Center), espaço que funciona 24 horas por dia e é acompanhado em tempo real por servidores da Justiça Eleitoral. Nessa sala, são monitoradas as cerca de 460 mil seções eleitorais no país e no exterior. É nesse ambiente também que chegarão as primeiras informações quando as urnas começarem a ser apuradas.

O secretário de TI explicou o processo de totalização dos votos e divulgação dos resultados. A partir das 17h, com o encerramento da votação em cada seção eleitoral, será emitido um boletim de urna que mostrará quantos votos cada candidato recebeu naquela seção eleitoral. A divulgação oficial dos resultados para o cargo de presidente da República, contudo, só ocorrerá após o encerramento da votação em todo o país.

Veja mais

Powered by WPeMatico