Reunião Seminário Fake News

Participaram do encontro o ministro Og Fernandes, juízes-auxiliares, gestores, servidores e assessores do TSE

Gestores de áreas técnicas, servidores, secretários, assessores e juízes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reuniram-se na tarde desta segunda-feira (29) com a presidente da Corte Eleitoral, ministra Rosa Weber, e com o ministro Og Fernandes, para tratar do tema fake news. Na pauta do encontro estiveram as ações já adotadas pela Corte durante as Eleições Gerais de 2018 e os preparativos para o Seminário Internacional Fake News e Eleições, que será realizado nos dias 16 e 17 de maio, na sede do órgão, em Brasília.

Rosa Weber ressaltou a todos que os debates do seminário servirão de base para o estabelecimento de estratégias a serem observadas nas Eleições de 2020, que serão presididas pelo ministro Luís Roberto Barroso. Segundo ela, é preciso atentar para as ações que visam desqualificar o sistema de votação pela urna eletrônica, que está na base das nossas eleições, afetando a credibilidade da instituição Justiça Eleitoral. “Celeridade na resposta é fundamental para fazer frente às acusações. Então nós temos que ficar bem atentos a isso até a nossa eleição”, afirmou a ministra.

Durante a reunião, os participantes apresentaram à presidente do TSE uma síntese das principais ações eprovidências tomadas para enfrentar a divulgação de fake news, bem como sugeriram novas estratégias para combater a propagação de notícias falsas nas Eleições Municipais de 2020.

Na avaliação do secretário-geral da presidência do TSE, Estêvão Waterloo, durante as Eleições de 2018 foram superados vários obstáculos por meio de diversas iniciativas adotadas no enfrentamento de fake news. Algumas, para ele, fizeram toda a diferença na realização das eleições. “Todas as atitudes tomadas foram muito profícuas e conseguimos capitanear muitas competências distintas. Ganhamos velocidade e aprendemos como fazer esse trabalho de forma objetiva, integrada e segura”, disse.

Veja mais

Powered by WPeMatico