close
Seminário marcará 10 anos de uso do Linux na urna eletrônica
Notícias do TSE

Seminário marcará 10 anos de uso do Linux na urna eletrônica

Urna eletrônica

Encontro com profissionais de tecnologia será no dia 29 de maio, na sede do TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, no próximo dia 29 de maio, o Seminário 10 anos do Linux na Urna. O evento ocorrerá no Auditório I da Corte, em Brasília, das 16h às 18h. O seminário é voltado a profissionais e estudantes da área de Tecnologia da Informação, servidores e colaboradores ligados à área e ao público geral interessado no tema. As inscrições podem ser feitas até as 17h do dia do encontro em link específico para o público externo e para os integrantes dos quadros da Justiça Eleitoral.

Durante as Eleições Municipais de 2008, todas as urnas eletrônicas utilizadas na votação passaram a funcionar com o sistema operacional Linux. A medida representou um grande avanço, uma vez que todo o conjunto de software da urna foi reconstruído para o novo sistema operacional que seria utilizado a partir de então.

O trabalho foi realizado pela Seção de Voto Informatizado, ligada à Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE. Na ocasião, a equipe adaptou o chamado “kernel” do Linux e desenvolveu os drivers e bibliotecas, além de todos os aplicativos da urna. Todos os testes foram feitos por pessoas da própria equipe dedicadas a essa tarefa. A nova plataforma de software que passou a ser utilizada foi batizada de Uenux, uma junção de urna eletrônica com o Linux.

A implantação do Uenux foi um marco para a Justiça Eleitoral, que passou a ter o domínio completo do software da urna. A novidade promoveu a estabilidade, a segurança e a auditabilidade que existem até hoje no sistema brasileiro de votação.

Veja mais

Powered by WPeMatico


COMMENTS ARE OFF THIS POST