Justiça Eleitoral promove nova edição do Teste Público de Segurança (TPS). Participe!

Investigadores inscritos executarão planos de ataque aos sistemas de 25 a 29 de novembro, na sede do TSE, em Brasília

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, de 25 a 29 de novembro, em sua sede, em Brasília (DF), o Teste Público de Segurança (TPS) 2019 do Sistema Eletrônico de Votação. O evento, que é uma ação decorrente da missão estratégica da Corte Eleitoral de “garantir a legitimidade do processo eleitoral e a efetiva prestação jurisdicional, a fim de fortalecer a democracia”, reúne investigadores independentes para, individualmente ou organizados em times, executarem planos de ataque aos componentes internos e externos da urna eletrônica.

Em geral, o TPS, que está em sua quinta edição, é associado somente à urna eletrônica. Mas, na verdade, todo o processo informatizado de uma eleição passa pela análise dos investigadores, incluindo o sistema que assegura que o voto depositado na urna eletrônica tenha a sua integridade garantida ao ser recolhido e transmitido até o TSE para ser totalizado. Assim, em ações controladas realizadas na sede da Corte Eleitoral, o TPS busca identificar vulnerabilidades e falhas relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição, para que sejam corrigidas a tempo do pleito do ano que vem.

Lacração do Sistema Eletrônico de Votação

A urna eletrônica, que tem os seus programas integralmente desenvolvidos pelo TSE e é montada sob a supervisão rigorosa de servidores da Justiça Eleitoral, seguindo especificações técnicas detalhadas, não é o único componente do sistema eletrônico de votação a merecer atenção especial por parte da área de Tecnologia da Informação da Corte Eleitoral. O sistema de transmissão de votos também é constantemente atualizado para garantir a sua inviolabilidade e segurança.

Veja mais

Powered by WPeMatico