close
Retratos dos ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux passam a compor a Galeria dos Presidentes ...
Notícias do TSE

Retratos dos ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux passam a compor a Galeria dos Presidentes do TSE

Galeria dos Presidentes do TSE

Ministros foram homenageados em cerimônia no Salão Nobre da Corte Eleitoral, na noite desta terça-feira (19)

Os retratos dos ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux passaram a compor a Galeria de Presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (19), em cerimônia realizada no Salão Nobre da Corte Eleitoral. Ao descerrar os retratos diante do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, dos demais ministros daquela Casa, de ministros do TSE e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), além de convidados, a presidente da Corte Eleitoral, ministra Rosa Weber, comemorou a oportunidade de homenagear, na mesma ocasião, dois ex-presidentes da Corte Eleitoral. “Estamos a celebrar a aposição de retrato não de apenas mais um ex-presidente, mas de dois ilustres ex-presidentes: os ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux, que deram inestimável colaboração a esta Casa e à Justiça Eleitoral como um todo”, afirmou a ministra.

Rosa Weber saudou os homenageados, ressaltando em seu discurso o histórico de todos os demais ex-presidentes que compõem a galeria. A ministra traçou um paralelo entre a linha sucessória de magistrados no comando da Corte e a trajetória da Justiça Eleitoral na consolidação da democracia no Brasil ao longo de seus mais de 80 anos de existência. “Sem dúvida, o quadro da cidadania no Brasil, o avanço do processo civilizatório, passou e passa continuamente por significativas transformações, no dinamismo próprio à democracia. Essa galeria de retratos é metáfora desse caminhar, na figura de cada presidente, com seu perfil e história de vida, em diferentes composições e configurações políticas, jurídicas e sociais”, disse a presidente do TSE.

Incumbido de homenagear os dois ex-presidentes em nome do Colegiado do TSE, o ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto destacou a relevância do trabalho dos ex-presidentes da Corte Eleitoral em seus mandatos, em harmonia com todos aqueles que os sucederam. “Os ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux, por tudo o que fizeram, por todo esforço que envidaram, por tudo que concretamente empreenderam, nutridos por uma entrega incondicional e absoluta boa-fé, fizeram e fazem por merecer o lugar nesta galeria e, mais do que isso – porque é exatamente isso que essa galeria representa –, um lugar de destaque na memória nacional e na história do nosso Brasil”, apontou.

A trajetória profissional dos ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux como egressos, respectivamente, do Ministério Público Federal e da magistratura fluminense foi lembrada ao lado da notória contribuição dos dois à ciência do Direito e ao magistério em diversas e importantes instituições acadêmicas. As conquistas de Mendes e Fux durante suas gestões no TSE, principalmente na condução das Eleições Municipais de 2016, no caso do primeiro, e na preparação das Eleições Gerais de 2018, no caso do último, também mereceu registro na fala de Tarcisio Vieira de Carvalho Neto.

Veja mais

Powered by WPeMatico


COMMENTS ARE OFF THIS POST