TRE-GO - Dia D

Com o evento pioneiro Dia D da Urna Eletrônica, TRE de Goiás explica à comunidade como funciona o equipamento. Projeto é de autoria do servidor Brazil Nunes

Com o objetivo de aproximar ainda mais os cidadãos goianos da Justiça Eleitoral e, assim, desmitificar uma série de boatos sobre o sistema eletrônico de votação e a segurança do processo eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) lançou a ação pioneira intitulada “Dia D da Urna Eletrônica”. O evento foi realizado durante dois dias no maior shopping da cidade de Goiânia e contou com a participação de mais de 60 mil pessoas. 

O espaço reservado para a demonstração ficou em frente à piscina de bolinhas infantil do shopping, onde foram instaladas urnas eletrônicas que ficaram à disposição das pessoas interessadas em simular uma votação para as eleições. Os cidadãos também puderam tirar dúvidas com os técnicos do TRE goiano que estavam no local. Também participaram da atividade a Escola Judiciária Eleitoral do TRE-GO,

O assessor de imprensa Brazil Nunes, servidor do Tribunal goiano há 14 anos, oito deles atuando na Assessoria de Comunicação da Corte, é o autor do projeto, que agora vai ser levado para todo o país. Para o servidor, que não esconde a sua admiração pela Justiça Eleitoral ao contar como surgiu a ideia do Dia D, o evento é mais uma forma de mostrar às pessoas que a urna é segura e que, diferentemente do que afirmam alguns boatos, ela não está ligada à internet.

“Eu acredito que o nosso papel como servidor público é prestar um serviço de excelência e aproximar a Justiça Eleitoral dos eleitores. No dia das eleições, eu fico muito feliz em fazer parte de todo esse processo e saber que começamos bem antes o nosso trabalho para que todos possam exercer o seu papel de cidadão, ter acesso ao voto e entender todo o funcionamento [do sistema eletrônico de votação]”, diz. Segundo o assessor, para que isso aconteça, são necessárias campanhas educacionais, que começam com as crianças e buscam alcançar até as pessoas que não tiveram acesso aos estudos.

“Sempre que vamos desenvolver qualquer projeto, penso se eu como eleitor, iria entender qual seria a minha participação. Eu tenho muito orgulho quando vejo um eleitor procurar a Justiça Eleitoral e sair satisfeito com o atendimento. Esse é nosso papel como servidor público. Eu amo o que eu faço, gosto de lidar com as pessoas e saber que meu trabalho contribui de alguma forma para as mudanças sociais e desejos do nosso povo”, destaca Brazil.

Brazil fala também da importância do engajamento do servidor no atendimento ao público e relembra momentos importantes, como quando tomou posse no TRE e foi trabalhar no interior de Goiás.

“Houve momentos em que eu pegava na mão e ajudava idosos a assinar o nome. Uma vez uma senhorinha levou uma galinha de presente e outro senhor levou uma bacia de pão de queijo. Isso só aconteceu porque eu tinha muita paciência, conversava e ajudava cada um deles. São pessoas muito simples e chegam nervosos para tirar o título”, conta o servidor, que afirmou agir assim por sentir amor de verdade ao realizar seu trabalho.

Campanhas educativas

O Dia D da Urna Eletrônica é mais um projeto do TRE de Goiás que faz parte das campanhas educativas desenvolvidas pela Justiça Eleitoral contra as notícias falsas – as chamadas fake news – que se propagaram principalmente durante o período eleitoral de 2018 por meio das redes sociais.

Outras duas ações com esse foco estão em curso no Tribunal desde 2018 e devem continuar em 2021. A primeira é o Programa Conversando com a Justiça Eleitoral, criado a partir das diretrizes traçadas no XII Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em dezembro de 2018, em que os presidentes dos Tribunais do país definiram as Metas para o Judiciário Brasileiro para o ano de 2019. Para a Justiça Eleitoral, foram escolhidas duas metas específicas, entre elas a de promover campanhas voltadas ao eleitor para ampliar os conhecimentos sobre o funcionamento do processo eleitoral.

A segunda é a Corrida pela Democracia do TRE-GO, que busca promover a consciência dos eleitores sobre a importância do voto. Além disso, tem a finalidade de reunir as famílias, bem como oferecer a integração entre a sociedade e Justiça Eleitoral goiana.

Este texto faz parte da série “Nós somos a Justiça Eleitoral”, que vai mostrar a todos os brasileiros quem são as pessoas que trabalham diariamente para oferecer o melhor serviço ao eleitor. A série será publicada durante todos os dias de fevereiro, mês em que se comemora o aniversário de 89 anos de criação da Justiça Eleitoral.

IC/LC, DM

Veja mais

Powered by WPeMatico