Pauta de julgamentos da sessão do TSE

Sessão será transmitida a partir das 19h pelo canal do TSE no YouTube e pela TV Justiça

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve examinar, na sessão plenária desta terça-feira (27), a partir das 19h, uma ação declaratória de justa causa para desfiliação partidária proposta pelo deputado federal Aluísio Guimarães Mendes Filho, reeleito nas Eleições Gerais de 2018. O parlamentar busca se desligar do Podemos (Pode) e migrar para outra legenda sem que seja configurada a infidelidade partidária. 

Aluísio Mendes alega que o partido teria tentado afastá-lo de “forma dissimulada” ao emitir uma portaria de expulsão sem, contudo, tomar providências para a formalização do ato junto ao juiz eleitoral. O vice-presidente do TSE, ministro Edson Fachin, apresentou pedido de destaque no Plenário Virtual para que a matéria fosse julgada pelos demais ministros durante sessão plenária por videoconferência. O ministro Sérgio Banhos é o relator da petição.

Também está prevista a análise de um recurso movido pelo deputado estadual Gilmar José Fagundes de Carvalho contra acórdão do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) que julgou improcedente seu pedido de desfiliação do Partido Social Cristão (PSC). O relator do processo é o ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto.

No recurso, o político argumenta que a decisão regional diverge da jurisprudência aplicada por outros Tribunais Eleitorais e pelo TSE, ao não reconhecer a incidência da grave discriminação pessoal como justificativa para permitir sua saída do partido. O caso também seria julgado no Plenário Virtual, mas foi submetido ao Colegiado por um pedido de destaque feito pelo ministro Edson Fachin.

Veja mais

Powered by WPeMatico