close
Com debate sobre o antirracismo, live do TSE homenageia o Dia da Consciência Negra
Notícias do TSE

Com debate sobre o antirracismo, live do TSE homenageia o Dia da Consciência Negra

Live Consciência Negra - 29.11.2021

Participantes do bate-papo apontaram desafios no combate ao racismo no país

Na abertura da live “Consciência Antirracista para a Democracia”, promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para celebrar os 50 anos do Dia da Consciência Negra, o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, enfatizou que a sociedade brasileira vive um momento de compreensão sobre o racismo.

“Agora, finalmente, chegou-se à constatação da existência de um racismo estrutural na sociedade brasileira e a um compromisso de as pessoas que tenham a percepção desse fenômeno conscientizarem todas as demais. Não basta apenas não ser em si racista; é preciso participar de um processo de desconstrução de uma visão estruturalmente racista da sociedade brasileira”, disse.

Mediado por Barroso, o encontro, transmitido pelo canal da Corte Eleitoral  no YouTube, reuniu personalidades negras que atuam em diversas áreas, como o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do TSE Benedito Gonçalves, a jornalista Aline Midlej, a filósofa Djamila Ribeiro, o professor e advogado Adilson Moreira e o deputado Orlando Silva (PCdoB).

Durante o bate-papo, foram debatidos temas como combate ao racismo e espaço dos negros na sociedade atual e na política; a importância de referências negras; e qual o futuro para a construção de uma sociedade brasileira antirracista.

Veja mais

Powered by WPeMatico


COMMENTS ARE OFF THIS POST