Comitiva da Indonésia durante visita ao TSE

Delegação de parlamentares do país asiático visitou TSE para conhecer urna eletrônica e outros aspectos do processo eleitoral brasileiro

Nesta quinta-feira (17), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu a visita da delegação da República da Indonésia, formada por oito integrantes do parlamento do país. Eles vieram ao Brasil em missão de cooperação eleitoral para conhecer melhor o sistema eletrônico de votação.

A eleição na Indonésia ainda é feita por meio de cédulas de papel. O país pretende informatizar seu sistema eleitoral até 2024 e, por esse motivo, enviou a delegação para acompanhar as eleições de outubro e aprender sobre o modelo brasileiro de apuração e totalização de votos.

“O voto eletrônico desenvolvido no Brasil possui tudo o que necessitamos na Indonésia. No ano que vem, faremos eleições ainda no modelo de cédulas, mas esperamos que, nas eleições de 2024, possamos implementar sistema parecido com o modelo brasileiro”, afirmou o chefe da missão e vice-presidente da Câmara dos Deputados da Indonésia, Fahri Hamzah, que se disse impressionado com o sistema de voto eletrônico brasileiro.

A primeira atividade da delegação foi assistir à sessão de julgamentos do TSE, que começou às 9h, no Plenário da Corte. Na ocasião, a presidente do Tribunal, ministra Rosa Weber, saudou a comitiva, colocando-se à disposição para a transferência de conhecimento na área eleitoral.

Palestra

Em seguida, a delegação acompanhou uma palestra do secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino. Ele explicou aos visitantes todo o processo eleitoral brasileiro, com destaque para o sistema informatizado utilizado pela Justiça Eleitoral há mais de 20 anos.

Veja mais

Powered by WPeMatico