CCJE

Espaços são responsáveis por difundir o patrimônio histórico e cultural da JE, bem como por promover a cidadania e o fortalecimento da democracia

História das eleições, cultura, cidadania e educação estão reunidas em dois espaços abertos ao público: o Museu do Voto e o Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE). A finalidade de ambos os locais é preservar o patrimônio histórico e cultural desse importante ramo do Judiciário brasileiro, além de promover o fortalecimento da democracia e a cidadania, por meio de ações educativas.

Instalado no edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, o Museu do Voto abriga grande acervo, composto por itens que ajudam a resgatar a memória institucional, bem como a história das eleições no Brasil. Destacam-se aqueles mais diretamente relacionados à natureza do acervo, como títulos eleitorais e urnas convencionais, diplomas presidenciais, protótipos de máquinas de votar e urnas eletrônicas.

Segundo a secretária de Gestão da Informação do TSE, Janeth Melo, o Museu do Voto é o espaço adequado para a divulgação dos itens museológicos da Justiça Eleitoral por meio das exposições lá montadas. “O trabalho do Museu, porém, é mais profundo, pois, além de divulgar, é a área também responsável por resgatar e preservar a memória institucional”, ressalta.

A exposição montada atualmente no Museu do Voto intitula-se “Eleições no Brasil: a conquista da transparência e da legitimidade”. A mostra conta a história dos pleitos brasileiros desde o período colonial, passando pelo Império e por todas as fases da República. Nos núcleos da exposição são explicados, em cada um deles, o contexto histórico do período, o modo como se realizavam eleições em cada época, as fraudes mais comuns e, a partir da criação da Justiça Eleitoral em 1932, as medidas tomadas para combater as burlas ao processo eleitoral.

Veja mais

Powered by WPeMatico