Uma mão votando na Urna eletrônica

Data é momento histórico para estimular a participação dos jovens na política e no destino do país

Nesta quarta-feira, 26 de junho, o Brasil comemora o Dia Nacional da Consciência do 1º voto, um momento histórico para estimular a participação dos jovens na política e nos destinos dos estados e dos municípios por meio do voto, instrumento crucial para o exercício da cidadania e a consolidação da democracia. A data foi estabelecida pela Lei nº 13.120, de 7 de maio de 2015, em homenagem à Passeata dos Cem Mil, que, em 1968, levou milhares de cidadãos às ruas em defesa da democracia, entre eles muitos jovens.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) realizam campanhas periódicas para incentivar os jovens a exercer seu direito ao voto. Mas, para marcar o Dia Nacional da Consciência do 1° Voto, a Justiça Eleitoral promove campanhas e atividades em todo o país, com ações de esclarecimento e prestação de serviços, como confecção da primeira via do título de eleitor, transferências, segunda via e alterações de dados cadastrais.

Dados da Justiça Eleitoral referentes ao mês de maio de 2019 mostram que o Brasil possui 229.523 eleitores de 16 anos, 922.010 de 17 anos e outros 7.752.448 na faixa dos 18 aos 20 anos. Essa juventude representa 6,1% do eleitorado brasileiro, formado por 145.918.245 eleitores.

Para a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, conscientizar o cidadão sobre a importância do primeiro voto é fundamental para a consolidação da democracia, pois o voto consciente e livre de cada um contribui para a construção de uma sociedade justa, solidária e fraterna. “A democracia não é obra acabada. É conquista diária, está em permanente construção”, defendeu a ministra em entrevista à imprensa durante o processo eleitoral de 2018.

Veja mais

Powered by WPeMatico