Audiência pública sobre Urnas Eletrônicas

Evento ocorreu nesta terça-feira (2), no Auditório III do edifício-sede do TSE, em Brasília. Projeto básico prevê a compra de até 180 mil equipamentos modelo UE2020

Em audiência pública realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tarde desta terça-feira (2), representantes inscritos de empresas especializadas apresentaram diversas sugestões e contribuições para aperfeiçoar o projeto básico elaborado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) para a aquisição de até 180 mil novas urnas eletrônicas, que serão usadas nas Eleições Municipais de 2020. O evento ocorreu no Auditório III do edifício-sede do TSE, em Brasília, e foi aberto ao público em geral.

A compra dos novos equipamentos obedecerá ao Sistema de Registro de Preços, previsto no artigo 39 da Lei nº 8.666/1993 (Lei de Licitações e Contratos). Após a realização da audiência pública, um parecer técnico sobre as propostas recebidas será publicado até o dia 9 de julho, no Portal do TSE.

A mesa da audiência pública foi presidida pelo secretário de TI do Tribunal, Giuseppe Janino. Também integraram a mesa o coordenador de Tecnologia Eleitoral, Rafael Azevedo, o chefe da Seção de Inovação e Pesquisa Tecnológica, Célio Castro, a assessora-chefe da Assessoria Jurídica, Lílian de Moura Andrade, o assessor-chefe de Gestão Eleitoral, Thiago Fini, e a presidente da Comissão Permanente de Licitação do TSE, Maria Angélica Borges da Silva.

Ao abrir a reunião, Giuseppe Janino destacou que o Brasil é a quarta maior democracia e realiza, a cada dois anos, a maior eleição informatizada do planeta. Giuseppe lembrou que o processo eletrônico de votação tem mais de 20 anos de existência e mudou significativamente o cenário eleitoral brasileiro. “Saímos de um processo eleitoral manual, com baixos índices de credibilidade, até alcançarmos alto nível de confiança junto ao cidadão, utilizando os atributos de integridade e de segurança que só o paradigma digital proporciona”, afirmou.

Veja mais

Powered by WPeMatico