Plenario vazio em 13/08/2013

Antes da sessão, às 19h, o jurista Carlos Horbach será empossado como ministro substituto da Corte para cumprir seu segundo biênio

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve analisar nesta quarta-feira (18), em sessão extraordinária, a partir das 19h, quatro instruções que disciplinarão as Eleições Municipais de 2020. Estão na pauta de julgamento da sessão administrativa as propostas de resoluções que tratam dos seguintes temas: Atos Gerais do Processo Eleitoral; Representações, Reclamações e Direito de Resposta; Registro de Candidatura; e Propaganda Eleitoral. O relator das instruções é o ministro Luís Roberto Barroso.

Da pauta da sessão jurisdicional consta um recurso movido pelo prefeito municipal de Pirapozinho (SP) eleito em 2016, Orlando Padovan, por seu vice, Antônio Carlos Colnago, e pelos vereadores Claudecir Marrafon e Cícero Alves Maia. Os políticos tentam reverter o acórdão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) que cassou seus diplomas e declarou a inelegibilidade dos quatro por oito anos, em razão da prática de abuso do poder econômico. Segundo os autos, durante a campanha eleitoral de 2016, o grupo promoveu a distribuição de camisetas vermelhas juntamente com cédulas de dinheiro, pagou as contas de água e luz dos eleitores, comprou medicamentos em troca de votos e promoveu um evento com distribuição de bebidas à população. O relator do caso é o ministro Sérgio Banhos.

Posse

Antes da sessão de julgamento, o jurista Carlos Horbach tomará posse como ministro substituto do TSE para cumprir seu segundo biênio no cargo. A nomeação de Horbach foi publicada na edição desta segunda-feira (16) do Diário Oficial da União.

Veja mais

Powered by WPeMatico