Visita ao TRE-Pe

Iniciativa foi demonstrada durante visita do presidente do TSE à sede do TRE-PE, nesta sexta-feira (27)

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) apresentou nesta sexta-feira (27), em Recife, um projeto que usa inteligência artificial para otimizar e agilizar os testes de integridade da urna eletrônica. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, acompanhou a demonstração da iniciativa.

O projeto pioneiro, desenvolvido em parceria com o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE), utiliza um braço robótico que vai realizar tanto a habilitação do eleitor como a votação durante os testes. Dessa forma, o voto registrado na urna eletrônica será feito pelo equipamento mecânico, que digitará os números de acordo com as imagens captadas da cédula preenchida por uma pessoa. Hoje, esse processo é feito por servidoras, servidores ou eleitoras e eleitores voluntários.

 “Esta iniciativa vai automatizar o processo de auditoria nas urnas, aumentando a possibilidade de que futuramente mais urnas possam ser submetidas ao processo de conferência, o que diminuiria a necessidade de designar servidores ou colaboradores para o mesmo trabalho”, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PE, George Maciel.

O presidente do TSE, ministro Edson Fachin, destacou que o projeto passa, desde já, a ser de interesse de toda a Justiça Eleitoral e enalteceu a parceria institucional entre a Corte Regional e a UFPE na construção do protótipo. “Agregamos valor ao formular o diálogo entre conhecimento e experiência, revelando a importância das universidades públicas e as posições inovadoras dos TREs com esta ação aqui desenvolvida, sendo mais um passo importante para o desenvolvimento do sistema eleitoral”, enfatizou.

Veja mais

Powered by WPeMatico