Representantes de organismos eleitorais internacionais estiveram em Brasília de 2 a 9 de setembro para aprofundar análise técnica dos programas das Eleições 2022
Terminou nesta sexta-feira (9) a visita de três Missões Avançadas de Observação Eleitoral ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Elas estiveram na Corte de 2 a 9 de setembro para intensificar os estudos sobre o sistema eleitoral brasileiro, que começaram há meses. Desde então, a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE disponibiliza documentos e informações detalhadas, necessários para que os técnicos de vários países possam analisar e publicar relatórios independentes.
As Missões Avançadas são compostas por grupos especializados, que vêm ao país antes do período eleitoral para examinar temas específicos que contribuam para as missões integrais, que chegarão ao Brasil mais perto das eleições. Por volta de uma semana antes do dia 2 de outubro, data marcada para a realização do primeiro turno das Eleições 2022, estarão em Brasília mais de 100 observadores internacionais e mais de 80 convidados estrangeiros para acompanhar toda a jornada eleitoral.
Três Missões Avançadas
Uma das missões presentes no TSE foi a da União Interamericana de Organismos Internacionais (Uniore), que compareceu com sete representantes, técnicos em informática de quatro países: Argentina, República Dominicana, Costa Rica e México. O Centro Carter, dos Estados Unidos, esteve com dois observadores, e a International Foundation for Electoral Systems (IFES), com sede em Washington, com quatro.
Powered by WPeMatico
Comentários