Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE - TSE - Boletim de urna

Documento reflete a apuração automática dos votos de uma urna, feita ali mesmo na seção eleitoral, diante de quem quiser assistir, sem nenhuma interferência humana

Neste domingo (2), às 17h do horário de Brasília, a última pessoa da fila na seção eleitoral terminou de votar: é o fim do dia de votação. A partir daí, o que acontece? Quem conta os votos? Como o resultado daquela urna eletrônica é enviado para a Justiça Eleitoral? Pela internet? Em papel? Quem faz isso? As perguntas podem ser muitas e, justamente agora, é a hora de esclarecer qualquer dúvida sobre esse processo. Tudo para poder ir votar com a tranquilidade tendo a certeza de estar utilizando um dos sistemas eleitorais mais modernos e seguros do mundo.

Depois das 17h, quando a votação termina, o presidente da mesa de votação digita no terminal do mesário acoplado à urna eletrônica um código que informa ao sistema que não haverá mais registro de votos. Imediatamente, a urna encerra o modo de votação e, em seguida, imprime pelo menos cinco vias do Boletim de Urna (BU), cada uma contendo um QR Code.

Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE - TSE - Boletim de urna

Todas as vias devem ser assinadas pelo presidente da mesa de votação e, se desejarem, também pelos fiscais dos partidos ou federações que estiverem presentes. Aliás, eles poderão pedir que até mais cinco vias sejam impressas para si. Das cinco vias do BU que forem impressas, uma é destinada à fiscalização, outra é guardada pelo presidente da seção eleitoral, duas são anexadas à ata da seção e encaminhadas ao cartório eleitoral, e a quinta é afixada na porta da seção eleitoral para conhecimento público.

Veja mais

Powered by WPeMatico