close
Decisões do Plenário destaca cassação de prefeito de Ibitiúra de Minas (MG)
Notícias do TSE

Decisões do Plenário destaca cassação de prefeito de Ibitiúra de Minas (MG)

Decisões do Plenário

Programa é exibido pela TV Justiça aos sábados e domingos, às 17h, e também pode ser assistido no YouTube

O programa Decisões do Plenário desta semana fala sobre a cassação dos diplomas do prefeito reeleito e do vice-prefeito de Ibitiúra de Minas (MG), José Tarciso Raymundo e Romildo do Prado Bernardo, respectivamente. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral mineiro (TRE-MG), que cassou os diplomas de ambos por abuso de poder político, comprovado em gravações ambientais que revelaram ameaças de perda de cargos contra servidores dias antes das eleições.

O Decisões também destaca que o Plenário do TSE manteve a cassação dos diplomas dos vereadores de Rosário do Sul (RS) Jalusa Fernandes de Souza (PP) e Afrânio Vasconcelos da Vara (PP), acusados de aplicar de forma irregular a verba destinada a candidaturas femininas. O Plenário entendeu que a situação se enquadra nas hipóteses para o ajuizamento da representação prevista no artigo 30-A da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), que trata da solicitação de abertura de investigação judicial para apurar condutas ilícitas relativas à arrecadação e aos gastos de recursos de campanha.

Em outra reportagem, o programa mostra a homenagem feita à presidente do TSE, ministra Rosa Weber, durante sessão plenária da Corte. A magistrada completou um ano no comando do Tribunal, sendo a primeira mulher a conduzir um processo de eleições gerais no país.

O programa

Veja mais

Powered by WPeMatico


COMMENTS ARE OFF THIS POST