close
TPS 2021: Tribunal Superior Eleitoral comemora caráter colaborativo do evento
Notícias do TSE

TPS 2021: Tribunal Superior Eleitoral comemora caráter colaborativo do evento

TPS - 23.11.2021

Sexta edição, iniciada nesta segunda (22) e com término previsto para o dia 26, vem sendo acompanhada por representantes da Comissão de Transparência das Eleições

Nesta terça-feira (23), ao fazer o balanço do segundo dia do Teste Público de Segurança (TPS) 2021 do Sistema Eletrônico de Votação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Comissão Avaliadora do evento comemoraram a execução dos planos de ataque de dois grupos de investigadores. Desde a criação, em 2009, o TPS apresenta esse viés colaborativo. “O sucesso dos investigadores é certamente o nosso sucesso, porque faz com que o sistema eleitoral possa ser aperfeiçoado”, destacou o coordenador de Sistemas Eleitorais da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE, José de Melo Cruz.

A sexta edição do TPS, iniciada nesta segunda-feira (22) e com término previsto para esta sexta (26) – com possibilidade de prorrogação, em caso de necessidade –, vem sendo acompanhada por representantes da Comissão de Transparência das Eleições, criada para ampliar a clareza e a segurança de todas as etapas de preparação e realização dos pleitos eleitorais. Além disso, o TPS 2021 vem recebendo a visita de representantes das Forças Armadas.

Segundo o secretário de TI do Tribunal, Julio Valente, o TPS é sempre uma oportunidade excepcional de colaboração da sociedade com a Justiça Eleitoral (JE). “Estamos muito satisfeitos com os resultados que estamos obtendo nesta edição. É um TPS que já bateu recorde de participação. Estamos vendo contribuições muito importantes. Acho que este é um dos eventos mais significativos dos últimos ciclos eleitorais”, afirmou.

O TPS, implantado pelo TSE com a finalidade de fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, vem permitindo melhorias no processo eleitoral. Por meio dos planos de ataque, o evento busca identificar vulnerabilidades e falhas relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição, para que sejam corrigidas a tempo da próxima eleição.

Veja mais

Powered by WPeMatico


COMMENTS ARE OFF THIS POST