TPS - Equipe da USP,

Grupo realiza uma espécie de auditoria externa com atuação de alunos de graduação e pós-graduação

O Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação 2021, realizado de 22 a 26 de novembro, conta com a presença de observadores da Universidade de São Paulo (USP). A participação de representantes do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (Poli/USP) faz parte da agenda do convênio firmado entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a universidade, no dia 8 de outubro de 2021.

Os professores Wilson Ruggiero e Marcos Simplício, coordenador e vice-coordenador do convênio, participam do Teste para realizar uma espécie de auditoria externa. A equipe da USP no evento conta com a participação de alunos de graduação e pós-graduação que fazem parte do convênio.

Assim como a equipe técnica do Tribunal, durante o TPS, eles ficam à disposição dos investigadores. Esse acompanhamento da equipe do Laboratório prosseguirá em testes de confirmação, para atestar a correção de eventuais vulnerabilidades identificadas pelos investigadores. Ao final de cada etapa, será feito um relatório.

O convênio de cooperação técnica prevê o intercâmbio de conhecimento e atividades de pesquisa e inovação em tecnologias emergentes aplicadas ao sistema eletrônico de votação da Justiça Eleitoral. A ideia é promover a criação de um sistema ainda mais transparente para as eleições.

Veja mais

Powered by WPeMatico