Cerimônia da Justiça Eleitoral Itinerante

Lançado pelo presidente do TSE, ministro Luiz Fux, o programa percorrerá vários estados do país. Os catarinenses foram os segundos contemplados

O estado de Santa Catarina recebeu nesta segunda-feira (23) mais uma edição do programa Justiça Eleitoral Itinerante. O evento foi realizado na sede do Tribunal Regional Eleitoral catarinense (TRE-SC) e contou com a participação de ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desembargadores, advogados, entre outras autoridades.

Ao falar sobre a necessidade de promover a interação entre a Academia, os eleitores e os futuros eleitores, bem como aproximar os cidadãos dos serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral, o presidente do TSE ressaltou a importância do programa Inclusão Legal, realizado por meio da Justiça Eleitoral Itinerante. O Inclusão Legal leva juízes, promotores e advogados das comarcas a lecionar nos colégios noções básicas de cidadania e direitos fundamentais para que a criança, já no início de sua formação, saiba que todos são iguais perante a lei e conheça os princípios constitucionais.

“A Justiça Eleitoral cria um marco espontâneo que seguirá por vários anos a fio no sentido de transformar o nosso direito eleitoral, a nossa Justiça Eleitoral, não só em uma casa de julgados, mas em uma casa de criação de políticos do futuro, porque o nosso grande objetivo é cumprir exatamente os escopos e desígnios da nossa Constituição, que é um Estado justo, uma sociedade solidária, com a erradicação de toda e qualquer desigualdade”, disse o ministro.

O corregedor-geral eleitoral recentemente eleito pelo Plenário do TSE, ministro Jorge Mussi, destacou que o programa itinerante concretiza o ideal de fortalecer a credibilidade da Justiça Eleitoral, em especial no que toca à transparência e segurança das eleições. “Eventos como este ampliam sobremodo a reflexão e o diálogo entre os agentes operadores do direito eleitoral, culminando no fortalecimento do sistema eleitoral e político, e, em consequência, da democracia brasileira”, afirmou.

Veja mais

Powered by WPeMatico