Sessão solene de posse da ministra Rosa Weber como presidente do TSE, ministro Roberto Barroso como vice-presidente e ministro Jorge Mussi como corregedor-geral eleitoral

Ministro do TSE Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, procuradora-geral da República e presidente da OAB discursaram durante o evento

Autoridades que compuseram a mesa durante a cerimônia de posse da ministra Rosa Weber como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (14) destacaram a trajetória e as qualidades da magistrada que será a responsável por liderar a Corte no pleito deste ano. Também falaram sobre os desafios que ela e os demais integrantes da Justiça Eleitoral terão para garantir eleições limpas e justas, que reflitam a vontade genuína dos cidadãos brasileiros.

A procuradora-geral eleitoral, Raquel Dodge, afirmou que a posse da ministra Rosa Weber na Presidência do TSE é um “fato marcante” na história da República brasileira, celebrado de modo “muito especial” no Ministério Público Eleitoral por guardar “características muito esperadas por todos os que têm apreço por segurança jurídica, integridade, altivez no trato da coisa pública e por valores caros às democracias liberais, como equidade de gênero, liberdade de expressão e defesa de direitos fundamentais”.

Dogde acrescentou que “outra marca especial” da posse de Rosa Weber é o fato de ela ser a primeira mulher a comandar uma eleição geral. A procuradora-geral eleitoral lembrou que o Brasil, com suas dimensões continentais, tem vários interesses a abrigar e conciliar, bem como minorias a proteger. “A Justiça Eleitoral brasileira tem, por isso, o grande desafio de garantir a cada eleitor o voto e de contá-lo de modo muito confiável, para que o resultado expresse fielmente a vontade da maioria”, disse.

Por fim, Raquel Dogde saudou o trabalho desenvolvido pelos ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux, que precederam Rosa Weber na Presidência do TSE e contribuíram, segundo ela, “fortemente nos preparativos das eleições de 2018”, ao lado dos demais ministros da Corte Eleitoral.

Veja mais

Powered by WPeMatico