tre-pr glossário

Glossário Eleitoral Brasileiro esclarece o significado dessas e de outras expressões usadas pela Justiça Eleitoral

Os mesários são cidadãos, convocados ou voluntários, que trabalham na mesa receptora de votos ou de justificativa eleitoral, quando da realização de uma eleição. Atuam tanto no primeiro como no segundo turno do pleito, se houver. É essa a definição que o Glossário Eleitoral Brasileiro, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, traz acerca desses colaboradores cívicos imprescindíveis ao bom andamento de qualquer eleição.

Para atuar como mesário, o eleitor recebe treinamentos específicos e orientações de técnicos da Justiça Eleitoral, que o prepara para atuar no dia das eleições. A cada pleito, a Justiça Eleitoral convoca eleitores maiores de 18 anos e em situação regular para atuar na data da votação.
 
O Glossário Eleitoral também esclarece que mesário voluntário é aquele eleitor que se disponibiliza para os trabalhos eleitorais nas mesas receptoras de votos ou de justificativas. Para ser um mesário voluntário, o interessado deve entrar em contato com o Tribunal Regional Eleitoral de seu estado ou do Distrito Federal ou com o cartório eleitoral em que está inscrito.

As Eleições Gerais de 2018 mobilizaram cerca de dois milhões de mesários em todo o país, tendo a metade deles se oferecido para o trabalho de maneira voluntária.

Serviço

No Glossário Eleitoral Brasileiro, o cidadão pode consultar centenas de verbetes utilizados pela Justiça Eleitoral. As expressões estão dispostas em ordem alfabética, para facilitar a pesquisa.

Veja mais

Powered by WPeMatico