08.05.2020 - Banner I Congresso de Democracia e Direito Eleitoral

Evento organizado pela EJE teve mais de 30 mil inscritos e foi transmitido ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube

Uma reflexão sobre tolerância, democracia, polarização e liberdade proposta pelo professor da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) Luiz Felipe Pondé deu o tom da conclusão dos debates promovidos ao longo de toda esta segunda-feira (11) no I Congresso de Democracia e Direito Eleitoral. O paralelo traçado pelo acadêmico entre a Europa do Século XVII – época em que o filósofo John Locke teorizou sobre os valores da tolerância – e o Brasil politicamente polarizado dos tempos atuais foi elogiado pelo vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso.

Ao encerrar o evento, o ministro reforçou o compromisso do Tribunal com a lisura do voto e com a democracia brasileira, valores que precisam ser preservados mesmo diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus (responsável pela covid-19). “A eleição é um rito vital da democracia, e nós apenas sacrificaremos brevemente as nossas datas se for indispensável para a saúde pública”, afirmou o próximo presidente da Corte Eleitoral, eleito por seus pares em sessão realizada no último mês de abril.

A conferência de encerramento, que contou com a participação do ministro Luís Roberto Barroso e do professor Luiz Felipe Pondé, foi mediada pelo diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Flávio Pansieri, coordenador do evento. 

Inelegibilidade e propaganda eleitoral

Veja mais

Powered by WPeMatico