Julgamentos serão realizados por videoconferência, a partir das 10h, com transmissão ao vivo pelo YouTube e pela TV Justiça
A partir das 10h desta quinta-feira (4), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se reúne para mais uma sessão de julgamentos por videoconferência.
Entre os processos previstos para serem analisados, estão três consultas, de relatoria do ministro Luis Felipe Salomão, que tratam da possibilidade de realizar convenções partidárias por meio virtual para escolha de candidatos às Eleições 2020. As consultas foram apresentadas por parlamentares que indagam, por exemplo, se apenas o envio da ata pela agremiação partidária à Justiça Eleitoral seria suficiente para atender às exigências da lei.
Na sessão jurisdicional, os ministros devem analisar um recurso da deputada estadual Maria Valdina Almeida, eleita em 2018 no estado de Sergipe. Ela busca reformar decisão do Tribunal Regional Eleitoral estadual que julgou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) por uso indevido dos meios de comunicação social e abuso do poder econômico que supostamente teria favorecido seu adversário na campanha, Adilson Jesus Santos. Em decisão monocrática, o ministro Sérgio Banhos, relator do caso, negou seguimento ao recurso.
Há ainda na pauta um recurso do deputado estadual Glalbert Nascimento Cutrim, eleito em 2018 no Maranhão. Ele alega omissões na decisão colegiada do TSE que manteve a desaprovação da sua prestação de contas. Ele também pede que sejam reconhecidas as omissões para aprovar suas contas, considerando as peculiaridades regionais do estado do Maranhão, a boa-fé exibida pelo candidato e a suficiência da documentação juntada para permitir o exame das contas. O relator é o ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto.
Powered by WPeMatico
Comentários