Usina fotovoltaica

O Tribunal Superior Eleitoral se junta a milhões de pessoas no mundo todo para promover a reflexão sobre o tema

Na próxima quinta-feira (22), milhões de pessoas em todo o mundo comemoram o Dia Mundial do Planeta Terra, data criada para a reflexão sobre as iniciativas urgentes que a humanidade precisa tomar para salvar o planeta e para desenvolver uma consciência sustentável visando diminuir o impacto negativo das ações humanas no meio ambiente.  O tema deste ano é “Restaurar Nossa Terra, Nossa Casa”.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já adota, há mais de uma década, uma série de políticas socioambientais com foco na gestão sustentável, preocupando-se com a racionalização dos gastos públicos e consumo consciente de materiais e serviços que envolvem o processo eleitoral, e agora se une à celebração da data.

Entre as ações que reafirmam a sustentabilidade como um dos valores institucionais do Tribunal, está a adoção de um Plano de Logística Sustentável (PLS-JE), aprovado pela Resolução TSE nº 23.505/2016, com a finalidade de estimular a reflexão e a mudança dos padrões de compra, consumo e gestão de documentos dos órgãos da Justiça Eleitoral. As medidas também atendem à recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de adoção de práticas sustentáveis.

Uma das iniciativas do TSE mais inovadora é a Usina Minigeradora Fotovoltaica do Tribunal, em funcionamento desde 2017. Precursor nos edifícios do Judiciário brasileiro, o empreendimento é responsável pela produção de cerca de 20% da eletricidade consumida nos dois prédios da Corte Eleitoral.  Quanto às contratações públicas, vale registrar que, em 2020, o Tribunal analisou 113 licitações para verificar quais delas impactavam positivamente a instituição.

Veja mais

Powered by WPeMatico