plenário vazio

Sessão será transmitida a partir das 19h pelo canal do TSE no YouTube

Na sessão plenária desta terça-feira (21), às 19h, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve analisar, em julgamento conjunto, dois recursos ordinários envolvendo o casal Diógenes Almeida, ex-prefeito de Tobias Barreto (SE), e a deputada estadual Maria Valdiná Almeida. O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) cassou o mandato da deputada e declarou o casal inelegível, pelo período de oito anos, por abuso de poder econômico e político nas eleições de 2018.

De acordo com a decisão do regional, além de vincular as cores e o slogan da prefeitura na campanha eleitoral, Diná Almeida e o então prefeito Diógenes Almeida usaram a estrutura administrativa do município para promover a candidatura da deputada, inclusive com a promessa de casas populares através do programa “Minha Casa Minha Vida” em período eleitoral. O relator é o ministro Sérgio Banhos.

Também consta da pauta o julgamento de recurso ajuizado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) referente à prestação de contas do Diretório Estadual do Partido Avante no exercício financeiro de 2015. O relator é o ministro Carlos Horbach.

No caso, mesmo julgando as contas como não prestadas, o TRE determinou a regularização da inadimplência da agremiação no Sistema de Informação de Contas Eleitorais e Partidárias (SICO), mas afastou a suspensão do repasse de cotas do Fundo Partidário, uma vez que o partido não recebeu recursos do fundo. O julgamento deve ser retomado com apresentação de voto-vista do ministro Luis Felipe Salomão. 

Veja mais

Powered by WPeMatico