Acordos com plataformas digitais - 07.02.2022

Acordos serão firmados no dia 15/02 com Twitter, TikTok, Facebook, WhatsApp, Google, Instagram, YouTube e Kwai. Objetivo é desenvolver ações para coibir ou neutralizar a disseminação de notícias falsas nessas redes

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e as plataformas digitais Twitter, TikTok, Facebook, WhatsApp, Google, Instagram, YouTube e Kwai firmarão, no dia 15 de fevereiro (terça-feira), a partir das 11h, memorandos de entendimento para a coordenação de esforços no combate à disseminação de desinformação no processo eleitoral de 2022. O evento de assinatura dos acordos será virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do TSE no YouTube.

O objetivo é estabelecer parcerias entre o TSE e as plataformas digitais até o dia 31 de dezembro de 2022 para o enfrentamento da desinformação divulgada contra o processo eleitoral, principalmente para garantir a legitimidade e a integridade das Eleições Gerais de 2022, no próximo mês de outubro. Para tanto, estão previstos ações, medidas e projetos que serão desenvolvidos em conjunto pela Corte Eleitoral e cada plataforma, conforme as respectivas características, funcionalidades e público-alvo.

Os memorandos de entendimento são uma iniciativa do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação, desenvolvido pela Justiça Eleitoral desde 2018, e não acarretam nenhum custo para o TSE. Os termos dos documentos apontam os perigos da proliferação de notícias falsas para a estabilidade democrática, especialmente no contexto de um pleito geral, e a necessidade da cooperação das plataformas digitais nas medidas que visem coibir ou neutralizar a divulgação de conteúdo inautêntico pela internet.

RG/LC, DM

Veja mais

Powered by WPeMatico