Igualdade racial - 16.03.2022

Principal objetivo do grupo é incentivar e ampliar a participação negra no processo eleitoral

Criada por meio da Portaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 230/2022, no dia 8 de março, a Comissão de Promoção de Igualdade Racial da Corte se reuniu pela primeira vez nesta terça-feira (15). O encontro, realizado de forma on-line, foi conduzido pelo ministro Benedito Gonçalves, coordenador institucional da equipe.

Além dele, pelo TSE, participaram o juiz Fábio Esteves, coordenador institucional substituto, e Samara Pataxó, coordenadora executiva. A Comissão conta também com integrantes de todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) em cada unidade da Federação e com membros da sociedade civil que estão envolvidos com a temática e defendem a promoção da igualdade racial e uma maior participação negra no processo eleitoral.

Nessa primeira reunião, os componentes receberam as boas-vindas do ministro Benedito, e foi estabelecido o fluxo de funcionamento dos encontros da comissão. Também foi definido como será o trabalho e quais demandas mais urgentes precisam ser levadas adiante de imediato.

Para a coordenadora executiva, Samara Pataxó, o foco preliminar é claro. “Embora nosso objetivo inicial seja buscar a igualdade racial, nesse primeiro momento do trabalho, o foco é a maior participação de negras e negros no processo eleitoral. Como marco inicial da Comissão, faremos uma reunião on-line com presidentes de partidos na próxima segunda (21), Dia Internacional Contra a Discriminação Racial”, anunciou.

Veja mais

Powered by WPeMatico