Auditoria das urnas em Garibaldi (RS) em 24.03.2022

Evento demonstrou para os presentes a integridade dos programas embarcados nas urnas auditadas, que puderam ser usadas em votação-teste

Representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) acompanharam, no município gaúcho de Garibaldi, a auditoria das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições suplementares que acontecerão na cidade no dia 3 de abril. No evento, ocorrido nesta quinta-feira (24) com a presença de veículos de imprensa, de representantes de partidos políticos, de candidatos e de cidadãos, foram escolhidas, por indicação de pessoas da plateia presente, duas seções eleitorais que tiveram as respectivas urnas auditadas.

Essas urnas, que já estavam carregadas com as mídias para a votação e lacradas, foram inspecionadas para confirmar, de fato, que os equipamentos estavam íntegros e que os programas nelas instalados eram genuínos da Justiça Eleitoral, apresentando as assinaturas eletrônicas e demais camadas de segurança. Para isso, as urnas escolhidas foram identificadas e trazidas para a vista do público. Os lacres (que são produzidos pela Casa da Moeda exclusivamente para a Justiça Eleitoral) foram rompidos, e as mídias de auditorias foram retiradas para a conferência das assinaturas digitais dos programas embarcados.

A plateia pôde observar o resultado da verificação no computador da Justiça Eleitoral, que atestou a autenticidade dos programas. Também foi conferido se os candidatos que estão concorrendo constavam corretamente no rol de concorrentes que as urnas apresentam aos eleitores.

Foram ainda checados os hashs, que são cálculos matemáticos que atestam a autenticidade dos programas. Esses hashs são gerados com o acompanhamento de representantes partidos políticos e de várias instituições autorizadas pela lei eleitoral para acompanhar o processo de geração dos programas que serão utilizados numa eleição, entre elas, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Polícia Federal, o Congresso Nacional e as Forças Armadas.

Veja mais

Powered by WPeMatico