02.04.2020 - Dia Internacional da Checagem de Fatos

Data é comemorada neste sábado (2), e a Justiça Eleitoral aproveita para reforçar a importância desse tema para o exercício pleno da cidadania

Comemorado neste sábado (2), não é à toa que o Dia Internacional de Checagem de Fatos acontece no dia seguinte ao Dia da Mentira. E, para combater este que é um dos maiores obstáculos ao exercício pleno da cidadania, a Justiça Eleitoral atua durante o ano todo com parcerias e atividades multissetoriais, nacionais e internacionais.

O Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação da Justiça Eleitoral, instituído pela Portaria 510/2021, busca reduzir os efeitos nocivos causados pelas fake news e pelos discursos de ódio infundados ao processo eleitoral. O escopo do programa inclui ações voltadas a informar (disseminação de informações de qualidade); capacitar (alfabetização midiática e orientação da sociedade); e responder (estratégias de identificação e contenção da desinformação).

Parcerias

A partir do Programa, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desenvolveu parcerias com todas as plataformas digitais e mídias sociais (Google, Facebook, WhatsApp, Instagram, Telegram, Twitter etc.) para combater, de maneira rápida, a desinformação com a contrainformação verdadeira.

Veja mais

Powered by WPeMatico