Ao longo de 35 anos atuando em parceria com a Justiça Eleitoral, ela reuniu muita experiência e grandes histórias para contar
A professora Elizete Ramos é mesária no Novo Gama (GO), município goiano localizado a cerca de 40 quilômetros de Brasília (DF). Ela assumiu a atribuição em 1987 e, de lá para cá, auxiliou a Justiça Eleitoral em todos os pleitos realizados após a redemocratização do país. A única exceção foram as Eleições Gerais de 2014, quando a docente não pôde atuar como mesária porque viajou para a Espanha a trabalho bem na época da votação.
Assista à entrevista no canal do TSE no YouTube.
Em 2022, Elizete completa 35 anos como mesária e 15 pleitos – ela atua tanto nas eleições gerais quanto nas municipais –, tempo que rendeu experiência e boas histórias para contar. O destaque, segundo ela, são os eleitores idosos, que sempre surpreendem a equipe de mesários com bom humor e muita irreverência. “Uma vez, um senhorzinho chegou com dez rosas na mão e saiu distribuindo [para as mulheres da seção]. Quando chegava no rapaz, ele pulava”, diverte-se.
Munida de garrafas de água, café, pão de queijo e bolo, alguns dos quitutes que divide com o restante do grupo em todo ano eleitoral, ela segue confiante para exercer seu papel de cidadã brasileira. “O trabalho voluntário é importante em todos os setores. Um pleito eleitoral não aconteceria se não fossem os voluntários”, diz.
Powered by WPeMatico
Comentários