Lançamento do livro "Tudo que você sempre quis saber" - 29.07.2022

Na ocasião, foi lançado o livro “Tudo o que você sempre quis saber sobre a urna eletrônica brasileira”, de autoria da pesquisadora Fernanda Soares Andrade

O ministro aposentado Carlos Mário Velloso, que presidia o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quando as urnas eletrônicas passaram a ser utilizadas no Brasil, participou de uma mesa redonda nesta sexta-feira (29) na Universidade de Brasília (UnB) sobre a urna eletrônica e o sistema eletrônico de votação brasileiro.

Durante o evento, parte da 74ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), foi lançado o livro “Tudo o que você sempre quis saber sobre a urna eletrônica brasileira”, de autoria da pesquisadora Fernanda Soares Andrade e publicado pelo Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial (SindCT). Fernanda cedeu os seus direitos autorais sobre a obra ao TSE, para que novas edições possam ser feitas para disseminar mais informações sobre a urna eletrônica.

Interferência humana

Em sua fala, Velloso rememorou a gestão à frente da Corte Eleitoral quando, nas Eleições Gerais de 1994 – quando a votação ainda era feita em papel –, se registraram numerosos casos de fraude eleitoral na cidade do Rio de Janeiro. Esses acontecimentos marcaram, segundo o ministro, o momento em que começou a ganhar corpo a discussão em torno do desenvolvimento de um sistema eleitoral para o Brasil que fosse mais seguro e livre da interferência humana.

Veja mais

Powered by WPeMatico