LR Moreira/Secom/TSE - Reunião com o Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil - 20.09.2022

Reunião com o Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil debateu procedimentos para o dia da eleição

Na tarde desta terça-feira (20), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, recebeu representantes das Polícias Civis de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal para discutir temas pertinentes à segurança das Eleições 2022 em todo o país. Na oportunidade, o presidente agradeceu a presença dos 21 delegados-gerais, dois corregedores-gerais e outros quatro representantes, reforçou a importância do estreitamento de laços com as polícias a fim de garantir um pleito seguro.

O Ministro Alexandre de Moraes destacou a relevância dos serviços de inteligência das polícias civis estaduais e solicitou aos delegados relatórios da situação de cada unidade da federação. O presidente do TSE também lembrou sobre as regras para o pleito de 2022, principalmente as que proíbem o acesso do eleitor à cabine de votação usando celular ou armas.

Durante a reunião, os representantes de cada estado apresentaram as especificidades de cada localidade, as soluções para eventuais problemas e debateram estratégias para coibir ou mitigar possíveis intercorrências nos dias de votação.

Os delegados presentes informaram que têm mantido contato constante com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para tratar das questões locais de segurança e informaram que as polícias civis atuarão em regime de plantão, juntamente com as polícias militares e federal, para garantir a segurança no final de semana das eleições, inclusive com reforço nas fronteiras. Uma das principais preocupações apresentadas foi o aumento considerável do número de armas em circulação no país, e sugeriram a implementação de algum tipo de restrição no dia da votação.

Veja mais

Powered by WPeMatico