Adolescente vota na urna eletrônica

Essa é mais uma ação do TSE para aproximar a sociedade do processo eleitoral brasileiro: urna será levada para feira de ciências em escola do ensino fundamental

Nesta sexta-feira (23), alunas e alunos do ensino fundamental de uma escola do Distrito Federal vão participar de votação simulada na urna eletrônica. As crianças de 6 a 10 anos vão interpretar as funções de mesários e eleitores na sala de aula que vai virar uma seção eleitoral. Durante a semana, eles confeccionaram a própria versão do título de eleitor que usarão como identificação na hora de escolher candidatos fictícios.

Essa é mais uma ação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que cidadãs e cidadãos se familiarizem com o processo eleitoral e conheçam de perto o sistema eletrônico de votação brasileiro, que é exemplo para o mundo.

A urna será apresentada por servidores do TSE e estará exposta na feira de ciências da Escola Classe 215 de Santa Maria. Além de contar a trajetória da máquina de votar, desde a concepção até os dias atuais, os representantes da Justiça Eleitoral vão explicar o funcionamento de uma zona eleitoral e dar dicas de como lidar e desconfiar de fake news sobre as eleições.

A feira de ciências será aberta também aos familiares e à comunidade interessada. Segundo Tatiana Brito, vice-diretora da instituição, a expectativa é receber cerca de 500 pessoas, incluindo crianças e adultos.

Veja mais

Powered by WPeMatico