Aplicativo da Justiça Eleitoral possibilita verificar a correspondência do BU impresso com os boletins divulgados na internet pelo TSE após a votação
Terminada a votação deste domingo (2), às 17h do fuso horário de Brasília, chegou a hora de apurar os votos nas seções eleitorais e enviar os resultados para serem totalizados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também é o momento em das cidadãs e dos cidadãos acompanharem as apurações nas seções eleitorais das suas cidades e conferir o resultado das eleições junto com a Justiça Eleitoral.
Para ajudar nessa missão, o TSE desenvolveu o aplicativo Boletim na Mão, que está disponível gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e App Store. Por meio dele é possível fiscalizar o processo de apuração das urnas eletrônicas nas seções eleitorais. Para isso, basta usar o app para ler o QR Code que é impresso no fim de cada Boletim de Urna (BU), que é o extrato detalhado dos votos depositados na urna eletrônica que o emitir. Após o fim da votação e da impressão do BU, uma via é obrigatoriamente afixada na porta da respectiva seção eleitoral.
Acompanhe pelo aplicativo
Por meio do aplicativo, eleitoras e eleitores têm acesso rápido e digitalizado aos conteúdos dos BUs impressos no encerramento das atividades de votação em cada seção eleitoral. O Boletim na Mão possibilita ainda a mesários, auxiliares, fiscais de partidos e eleitores em geral constatarem a lisura das eleições, ao realizar a verificação da correspondência do documento impresso com os boletins divulgados na internet pelo TSE após a votação.
Powered by WPeMatico
Comentários