Logo Eleições 2022 - Colorida

Sucesso do pleito depende do trabalho de quase dois milhões de pessoas que colaboram com a Justiça Eleitoral em todo o país

As Eleições 2022 estão marcadas para 2 de outubro e eventual segundo turno para o dia 30 de outubro. Cerca de 147 milhões de eleitores e eleitoras vão às urnas para escolherem deputados estaduais, distritais e federais, senadores, governadores e o presidente da República. As eleições do Brasil são uma das maiores do mundo e envolvem um grande trabalho de organização e logística para garantir que o pleito ocorra de forma uniforme, transparente e segura num mesmo dia em todo o imenso território nacional.

Para garantir que todos os cidadãos e cidadãs tenham a oportunidade de manifestar a própria vontade por meio do voto, um verdadeiro exército de mesários e mesárias é mobilizado para que a Justiça Eleitoral se faça presente em cada uma das mais de 490 mil seções eleitorais em todo o país, abrangendo tanto os rincões da Bacia Amazônica quanto os centros urbanos mais populosos. 

São cerca de 1,8 milhão de pessoas, sendo boa parte desse contingente formado por aqueles que se apresentaram voluntariamente para servirem à Justiça Eleitoral e ao país. Nas últimas eleições municipais, em 2020, 42,6% – cerca de 667,5 mil – trabalharam voluntariamente.

Amigos pela democracia

Veja mais

Powered by WPeMatico